Resumo de Notícias da semana de 08 a 14 de junho

Tempo de leitura: 10 minutos

Segurança

PF: Operação Covideiros

A PF deflagrou, no dia 10 de junho, a Operação Covideiros. Essa operação investiga fraudes relativas ao auxílio emergencial, concedido pelo governo federal. A PF diz que um grupo criminoso tem clonado cartões de beneficiários em casas lotéricas cearenses e tem utilizado os dados para sacar o benefício em São Paulo.

Segundo a PF, o esquema só tem sido possível graças à participação de funcionários das lotéricas, que em troca dos dados, receberiam parte dos lucros da quadrilha. Os funcionários das lotéricas receberiam instruções remotas dos líderes do esquema.

O nome Operação Coveiros é uma referência à forma como os fraudadores têm sido chamados pelos órgãos penais.

PF: Operação Dose de Valores

A PF e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagrou no dia 5 de junho a Operação Dose de Valores, um desdobramento da Operação Off Label, desencadeada há dois anos no Acre, com o intuito de combater fraudes na compra de produtos hospitalares em municípios acreanos e em Porto Velho, capital de Roraima. As investigações chegaram à conclusão que mais de R$ 750 mil foram desviados em recursos públicos por meio de emissão de notas fiscais frias.

Política

A volta do Ministério das Comunicações

Na quarta-feira, dia 11 de junho, o Presidente da República Jair Bolsonaro recriou o Ministério das Comunicações. Esse havia sido extinto durante o governo do ex-presidente Michel Temer. O novo ministro das comunicações será o genro do apresentador Sílvio Santos, Fabio Faria, que atualmente exerce mandato de deputado federal e que se encontra na esfera de influência do chamado “centrão”, grupo político dentro do Congresso Nacional que é criticado, inclusive pelo próprio Presidente da República, por buscar negociar seu apoio em troca de cargos e benefícios políticos.

O ministério surge da divisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, atualmente comandado por Marcos Pontes. A pasta renasce modificada e com novas funções, já que vai incorporar, por exemplo, as funções da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) e passará a ser responsável pelo controle e distribuição das verbas publicitárias do governo.

Internacional

Trump retira parte de tropas americanas da Alemanha

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta sexta-feira que o Pentágono reduza o número de soldados americanos na Alemanha.

Cerca de 9.500 militares seriam enviados de volta à casa ou para a Polônia ou outros países aliados, informou uma autoridade americana ao Wall Street Journal. Em dezembro, o então embaixador dos EUA na Alemanha, Richard Grenell, ameaçara tal medida, caso Berlim não aumentasse seus gastos de defesa.

O país mantém atualmente 34.500 soldados em solo alemão, além de 17 mil funcionários públicos que os assistem in loco.

A presença militar dos EUA em solo alemão é uma herança do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que perpassou todos os anos da Guerra Fria (1947-1991) e que dura até os dias de hoje.

Trump versus Tribunal Penal Internacional (TPI)

No dia 11 de junho, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto autorizando que sanções sejam impostas pelos EUA aos funcionários do TPI, em resposta às investigações que vêm sendo feitas pelo Tribunal Penal Internacional, no que se refere a possíveis crimes cometidos por soldados dos EUA durante a Guerra do Afeganistão.

Enquanto Fatou Bensouda, promotora do TPI, quer investigar possíveis crimes cometidos no Afeganistão entre 2003 e 2014, incluindo supostos assassinatos em massa de civis pelo grupo fundamentalista insurgente Talibã, bem como a suposta tortura de prisioneiros pelas autoridades afegãs e, em menor grau, pelos militares dos EUA e a CIA, o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, argumenta que o TPI pode estar sendo manipulado pela Rússia com o intuito de prejudicar os EUA.

Tensão Índia e China

China e Índia têm mobilizado tropas e veículos blindados em um momento de crescente tensão entre os dois gigantes asiáticos. Esses movimentos ocorrem em decorrência da escalada de hostilidades que tem ocorrido na fronteira em disputa entre os dois, a chamada Linha de Controle, que é uma área que foi disputada durante a guerra de 1962, a Guerra Sino-Indiana.

Tropas indianas têm acusado tropas chinesas, desde o início de maio, de entrar em território indiano na região de Ladakh, uma área bem remota das Himalaias. Ambos os países compartilham uma fronteira de quase de 3500 km. Essa é mais nova crise de um roteiro que tinha tido seu último capítulo em 2017, quando incidentes envolvendo os militares dos dois países ocorreram no platô de Doklam.

Reabertura de fronteiras na União Europeia

A União Europeia anunciou na quarta-feira, dia 10 de junho, a reabertura de suas fronteiras externas para o dia 1º de julho. O fechamento das fronteiras da União Europeia foi uma medida tomada como forma de evitar uma maior propagação do coronavírus entre os habitantes dos países membros do bloco.

A abertura será “gradual e parcial”. Alguns países, em maio, iniciaram a abertura de suas fronteiras de acordo com a forma como foram afetados pela Covid-19.

Relações Exteriores

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou que o Brasil, juntamente com alguns países da União Europeia e a Austrália, vai propor que a OMS seja investigada e reformulada, já que, na opinião do ministro, falta transparência à organização no que se refere às medidas tomadas de combate à pandemia de Covid-19.

Economia

Somente quatro matérias-primas não tiveram seus preços derrubados pela pandemia

Em seu último relatório, divulgado na segunda-feira, dia 8 de junho, a Cyclope informou que somente o ouro, o arroz, o paládio e o trigo não perderam valor desde o início da pandemia de Covid-19. As commodities que apresentaram as maiores perdas de valor foram aquelas relacionadas à energia, como o gás natural, o petróleo e o carvão.

Banco Central Europeu aumenta estímulo à economia

Como forma de evitar a piora do cenário econômico, o BCE anunciou um aumento no pacote de estímulo de 1,35 trilhões de euros (R$ 7,8 trilhões). Além dessa medida que visa estimular a economia. O BCE também anunciou a manutenção das taxas de juros em baixa recorde.

Outros grandes bancos centrais do mundo, como o Federal Reserve dos EUA, o Banco do Japão e o Banco da Inglaterra caminham no mesmo sentido com o objetivo de manter o crédito disponível. O BCE é o banco central responsável pelos 19 países da zona do euro.

Questão 01

Em meio à pandemia de Covid-19, com o intuito de combater fraudes relativas ao pagamento e recebimento do auxílio emergencial, a PF deflagrou a Operação Covideiros, que teve seu nome escolhido com base na forma que os fraudadores têm sido chamados pelos órgãos penais. (   )

Gabarito: C

Comentário

A Operação Covideiros mobiliza mais de 40 policiais federais, além de 40 agentes da Polícia Militar de São Paulo e 14 empregados da Caixa, que auxiliam no monitoramento dos casos. As equipes cumprem, ao todo, oito mandados de busca e apreensão, sendo cinco em São Paulo e três nos municípios cearenses de Morrinho, Quixeré e Russas. Também são cumpridos dois mandados de prisão temporária, todos em São Paulo. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Questão 02

A Operação Dose de Valores, desencadeada pela PF em conjunto com a CGU, é um desdobramento da Operação Off Label. Ambas buscam combater fraudes na área da saúde no Acre. (   )

Gabarito: C

Comentário:

Inclusive a Operação Dose de Valores é um desdobramento da Operação Off Label.

Questão 03

Em meio às crises de saúde e política, o Poder Executivo Federal tem se mantido fiel ao controle de gastos. Um exemplo disso é a não recriação do Ministério das Comunicações. (   )

Gabarito: E

Comentário

Após ter sido extinto pelo ex-presidente Michel Temer, o Ministério das Comunicações foi recriado pelo governo de Jair Bolsonaro em junho de 2020.

Questão 04

Em um claro sinal de discordância em relação ao governo da Alemanha, o presidente americanos, Donald Trump, ordenou que quase 10 mil soldados dos EUA deixassem o território alemão e voltassem para os EUA ou fossem realocados em outras bases dos EUA em outros países. (   )

Gabarito: C

Comentário

Donald Trump colocou como condição para a permanência dos soldados dos EUA na Alemanha o aumento de gastos militares pelo governo alemão.

Questão 05

A pandemia de Covid-19 tem representado perdas até então inimagináveis para a economia mundial. Entre as principais consequências dessa catástrofe sanitária está a redução drástica de todos os preços das commodities nos mercados internacionais. (   )

Gabarito: E

Comentário

A afirmativa fala em redução de todos os preços das commodities. Isso torna a afirmativa errada. De acordo com relatório divulgado pela Cyclope, quatro commodities não perderam valor durante a pandemia. De janeiro a abril de 2020, houve até aumento de preços delas.

Questão 06

O governo dos EUA, em sua mais recente demonstração de desapego ao Direito Internacional, aprovou um decreto no qual são impostas sanções à Corte Internacional de Justiça (CIJ), argumentando que esta estaria disposta a investigar possíveis crimes cometidos por soldados norte-americanos durante a invasão do Iraque em 2003, devido à influência russa na Corte. (   )

Gabarito: E

Comentário

As sanções não foram impostas à CIJ, mas aos funcionários do Tribunal Penal Internacional envolvidos na investigação. Além disso, os crimes teriam sido cometidos por soldados dos EUA durante a Guerra do Afeganistão.

Questão 07

O Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores, anunciou que proporá uma investigação no que se refere à atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) com relação ao combate à pandemia de Covid-19. Entre os membros da Assembleia Geral da ONU, o país foi o único a propor tal medida. (   )

Gabarito: E

Comentário

A Austrália e alguns outros países da EU defendem medida semelhante.

Questão 08

Em meio a propagação da Covid-19 na Europa, a União Europeia anunciou a manutenção do fechamento de suas fronteiras externas por tempo indeterminado. (   )

Gabarito: E

Comentário

A União Europeia prevê a reabertura gradual de suas fronteiras externas para o dia 1º de julho.

Questão 09

Assinale a afirmativa que aponta o número correto de países da zona do Euro.

a) 19

b) 22

c) 27

d) 28

Gabarito: A

Comentário

A zona do euro possui 19 países. É importante destacar que a zona do euro não é a mesma coisa que União Europeia. A União Europeia possui 27 países. Todos os 19 países da zona do euro são membros da União Europeia.

Questão 10

Assinale a opção que identifica o nome correto da instituição responsável pela politica monetária dentro da zona do euro.

a) FED

b) BCE

c) Banco de Frankfurt

d) Banco de Bruxelas

Gabarito: B

Comentário

O Banco Central Europeu (BCE), que tem sede em Frankfurt, é o banco responsável pelo controle da política monetária da zona do euro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *