‘Abaixo’ e ‘A baixo’: qual a diferença e quando usá-los?

Tempo de leitura: 1 minuto

Olá, minha querida família. Essas duas expressões, que hoje serão analisadas, não apresentam qualquer problema quanto ao emprego no âmbito falado. Com facilidade, você pode perceber que as duas são pronunciadas da mesma forma.

Contudo, há uma diferença estrutural e semântica na escrita. Geralmente, expressões com pronúncia parecida já nos deixam em situações de insegurança na hora de produzir textos. Com essas duas, então…

Responda mentalmente com sinceridade, você sabe a diferença de sentido que existe entre as expressões ‘abaixo’ e ‘a baixo’?

Vamos a ela!

1. A palavra ‘abaixo’, que tem caráter adverbial, é empregada corretamente em situações em que se pode praticar a substituição por ‘embaixo’ (expressão sinônima). Ela significa ‘posição inferior’ ou ‘lugar menos elevado’.

‘Seu time está abaixo do meu na classificação’. Note que o seu time se encontra em posição inferior à do meu na tabela. Nesse caso, emprega-se ‘abaixo’ – junto.

‘Confira a questão abaixo. Ela apresenta este assunto’. Note que a questão surgirá abaixo da expressão introduzida pelo verbo ‘Confira’. A questão está embaixo, na posição inferior.

‘Abaixo’ também pode ser empregada em expressões interjetivas que denotam ‘reprovação’.

‘Abaixo o racismo e o preconceito! ’

2. A locução ‘a baixo’, escrita de forma separada, por sua vez, é usada para estabelecer uma correlação semântica com as expressões de cima ou de alto: de cima a baixo, de alto a baixo.

‘Ele ficou impressionado quando olhou o estádio de cima a baixo’. Note que ele forneceu aquele olhar completo para o estádio. Olhando da parte de cima até a parte de baixo. A expressão ‘a baixo’ tem o sentido de ‘para baixo’.

Percebeu quantos detalhes existem acerca de duas expressões tão simples? Assim é a nossa Língua Portuguesa. E estamos aqui justamente para evitar que você perca valiosos pontos em provas.

Bons estudos a todos!

Espero verdadeiramente estar ajudando e esclarecendo.

Forte abraço,

Fabrício Dutra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *